Criado em 1969, o Ford Maverick surgiu nos EUA com o objetivo de combater a invasão de europeus e japoneses no mercado americano e chegou a ser considerado o "anti-fusca", o modelo que tiraria compradores da Volkswagen. Para identificá-lo como um carro familiar, prático, moderno e econômico, seus criadores optaram por uma aparência próxima ao Mustang. Em seu primeiro ano vendeu 579.000 unidades.
O veículo também foi fabricado no Brasil entre 1973 e 1979, onde foi lançado com enfoque comercial bem diferente do estadunidense. O primeiro Maverick nacional deixou a linha de montagem em 4 de junho de 1973. Sendo que sua apresentação oficial à imprensa ocorreu no dia 20 no Rio de Janeiro, no Autódromo Internacional em Jacarepaguá. Na ocasião, jornalistas e convidados puderam dirigir nove Mavericks, seis deles com motor de 6 cilindros e três com o motor V8 302.
Porém, com apenas seis anos de produção e mais de cem mil unidades vendidas, o carro saiu de linha. Vários foram os motivos, dentre eles o auto custo do veículo e a crise do petróleo, uma ameaça ao bolso dos usuários do Maverick, que consumia muito combustível e chegou a ser apelidado de beberrão. Como as coisas mudam, hoje o quarentão é cultuado por pessoas de diversas idades e desfruta grande valorização no mercado de colecionadores.
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